5 hidratações caseiras

Essas receitinhas são fáceis de fazer, dão resultado e não pesam muito no bolso! Afinal, a maioria dos ingredientes você já tem em casa...

Júlia Arbex 14/03/2018 - 18:49

Essas receitinhas vão fazer toda diferença!

Máscara de gelatina

| Para cabelos ressecados |

Ingredientes:

■ ½ pacote de gelatina incolor sem sabor

■ ½ xícara (chá) de água fervente

■ 2 colheres (sopa) de creme de hidratação de sua preferência

Como preparar: misture a gelatina na água fervente até dissolver. Espere esfriar e acrescente o creme de hidratação. Misture novamente até a solução ficar homogênea.

Como aplicar: lave o cabelo com xampu. Retire o excesso de água com uma toalha. Divida o cabelo em várias mechas e aplique a mistura, massageando os fios sempre. Cubra os cabelos com uma touca laminada e deixe agir por 40 minutos. Em seguida, lave o cabelo e finalize com o condicionador de sua preferência. Para finalizar, passe um pouco de leave-in no comprimento e nas pontas, e seque com o secador ou naturalmente.

Quando: duas vezes na semana.

Serve pra quê? “A gelatina contém colágeno, que ajuda na recuperação da elasticidade dos fios, evita o

ressecamento e ajuda o fortalecimento, proporcionando maciez e brilho”, explica Kaliane Nunes, especialista em selagem e alongamento.

Máscara de iogurte, camomila, alecrim e mel

| Para cabelos oleosos |

Ingredientes:

■ 2 copos de água

■ 1 colher (sopa) de folhas de camomila

■ 1 colher (sopa) de alecrim

■ ½ copo de iogurte natural sem açúcar

■ 1 colher (sopa) de mel

Como preparar: na água fervente, coloque as folhas de camomila e o alecrim. Deixe as ervas ferverem durante cinco minutos. Quando o líquido esfriar, adicione o iogurte e o mel e misture.

Como aplicar: lave o cabelo normalmente, com xampu e condicionador. Após retirar o excesso de água com a toalha, aplique a máscara e deixe agir durante 20 minutos. Retire-a com água fria.

Quando: faça o processo, no máximo, três vezes por semana.

Serve pra quê? Tanto o iogurte quanto o mel hidratam os fios. Já as ervas são responsáveis por deixar o cabelo saudável e nutrido. “Para obter resultado mais rápido, lave os fios com água morna ou fria. A água quente resseca o cabelo e estimula a produção do sebo”, aconselha a dermatologista Larissa Viana.

Máscara de creme de maçã

| Para cabelos oleosos |

Ingredientes:

■ 1 maçã

■ ½ limão

■ ½ copo de água mineral

Como preparar: bata os ingredientes no liquidificador. Deixe formar um creme com textura pastosa.

Como aplicar: passe a mistura por toda a extensão do couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos e, após esse tempo, lave o cabelo normalmente.

Quando: uma vez por semana.

Serve pra quê? “Receitas caseiras com suco de limão são bem eficazes para equilibrar a oleosidade, pois os ácidos da fruta removem bem o sebo do couro cabeludo”, garante o tricologista João Gabriel Nunes.

Máscara de abacate

| Para cabelos tingidos |

Ingredientes:

■ Polpa de um abacate

■ 1 colher (chá) de mel

■ 1 colher (chá) de óleo de coco

Como preparar: misture tudo até ficar uma solução espessa, que grude.

Como aplicar: lave o cabelo. Depois de retirar o excesso de água, separe-o em mechas iguais. Aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos.

Quando: uma vez a cada dez dias. Se estiver muito danificado, uma vez por semana.

Serve pra quê? Juntos, os ingredientes dão muito brilho e maciez. É possível perceber diferença logo na primeira aplicação.

Máscara de maionese

| Para cabelos tingidos |

Ingrediente: ■ ½ xícara (chá) de maionese

Como aplicar: depois de lavar o cabelo normalmente, aplique a maionese da raiz às pontas. Cubra

os fios com uma toalha para umedecer bem, e mantenha dessa forma por 15 minutos. Depois, enxágue o cabelo com água morna. Ficou um cheirinho de maionese? Passe um pouco de xampu e enxágue. Para

finalizar, passe um pouco de água fria para fechar os folículos e o cabelo permanecer macio por mais tempo.

Quando: uma vez por semana.

Serve pra quê? “Por conta dos óleos vegetais e antioxidantes presentes em sua composição, a maionese devolve o brilho e a maciez dos fios”, diz Nunes.