Como fazer que crianças e gatos virem melhores amigos

Com sensibilidade e paciência, kids e pets podem conviver e brincar em harmonia

Por Márcia Miyabara, adestradora franqueada da Cão Cidadão 19/06/2017 - 07:15

É importante ensinar para a criança que gatos costumam não gostar de ser agarrados e perseguidos

A convivência entre pets, especialmente entre gatos e crianças, não é nenhum bicho de sete cabeças! Pelo contrário, cada vez mais vemos que o relacionamento entre eles apresenta uma série de benefícios para ambos.


Gatos são instintivamente mais sensíveis em alguns aspectos quando comparados aos cães, por exemplo, mas são perfeitamente capazes de se relacionar com outras espécies da mesma maneira. Devemos apenas tomar alguns cuidados visando sempre o bem-estar de todos.


Uma das coisas mais importantes é ensinar para a criança que gatos costumam não gostar de ser agarrados e perseguidos, e que o melhor é sempre chamar o bichano, permitindo que ele vá de encontro ao pequeno, de preferência recompensando-o com alguma coisa gostosa.


Alguns gatos têm o instinto caçador aguçado e isso costuma se reverter em brincadeiras mais fervorosas. Nesta situação, muitas das vezes mãos e pés viram sua “caça” preferida. Pensando nisso, o ideal é que as crianças sempre brinquem com brinquedos como bolinhas, varinhas com penduricalhos (próprias para gatos), pelúcias e outras coisas que possam ser interessantes ao gato. Ah, e aparar corretamente as unhas do gatinho pode evitar uma arranhadura.


Os felinos também precisam de seu tempo de descanso e observação. É fundamental proporcionar a eles lugares que possam se esconder, como prateleiras e tocas longe da agitação das crianças.


Uma maneira legal de melhorar a comunicação entre eles é fazer a criança ensinar comandos ao bichano, como sentar e dar a pata, por exemplo, sempre usando o reforço positivo, é claro. Todo mundo se diverte e fica encantado!


Por fim, devo frisar que o relacionamento com os gatos pode ser o melhor possível, desde que com muita sensibilidade e paciência.