Por que os pés são curvados?

Recreio Digital 16/04/2018 - 13:00

Por que os pés são curvados?

Todo mundo tem uma curva (mais ou menos acentuada) na sola dos pés. Ela distribui o peso do corpo enquanto você anda e ajuda na absorção de impactos. Também conhecida como arco plantar, essa curva surge na infância (até os 2 anos) conforme vamos andando e a musculatura da região vai se desenvolvendo. O formato mais ou menos acentuado da curva pode criar três tipos de pé: o normal, quando o impacto do nosso corpo é absorvido e distribuído de maneira correta a cada pisada; o cavo, quando a curva é mais acentuada, causando dores e deformações; e o pé chato, quando a curva não se desenvolve (podem surgir dores nas costas e nas pernas). Os dois últimos casos precisam ser avaliados por um médico ortopedista. 

Conheça mais detalhes sobre os seus pés

De olho neles!
O tamanho dos dedos também cria uma classificação para os pés: grego, egípcio e quadrado. No grego, o segundo dedo é mais comprido que o dedão (a partir do segundo, os tamanhos vão diminuindo até o quinto dedo). No egípcio, o maior dedo é o dedão e os outros quatro vão diminuindo até o último. No formato quadrado, os cinco dedos têm quase o mesmo comprimento. E fique tranquilo: essas variações não afetam em nada a saúde.

Unidos pelo movimento
Cada pé tem um total de 26 ossos reunidos em três partes: tarso (sete ossos), metatarso (cinco ossos) e falange (14 ossos). Todos os ossos se juntam por meio dos ligamentos, que formam as articulações, permitindo o movimento dos dedos e do pé em si. Para manter a saúde em dia, o ideal é dar 10 mil passos diários.

Algumas atitudes simples ajudam a espantar a preguiça e manter os pés no movimento ideal: 
Para cada 1 hora sentado, ande por 5 minutos
Escolha a escada ao invés do elevador
Deixe o controle remoto longe e faça uma forcinha para levantar e pegá-lo

CONSULTORIA: FÁBIO ANAUATE NICOLAO (ORTOPEDISTA E MÉDICO, PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO).