Toda água poluída está contaminada?

Recreio Digital 14/03/2018 - 13:00

água suja

Não. A água poluída é aquela que possui alterações físicas e químicas, causadas pelo lixo, por exemplo. Uma água com coloração, sabor e odor diferentes está poluída – mas essas características nem sempre são causadas por substâncias que provocam doenças no ser humano. Já a água contaminada contém bactérias, protozoários ou vírus, que podem levar a infecções e doenças, como cólera e esquistossomose. A água contaminada também pode conter substâncias químicas que fazem mal à saúde, como o chumbo. Ou seja, toda água contaminada está poluída, mas nem toda água poluída está contaminada.

Quer saber mais sobre meio ambiente e poluição? Siga a matéria!

Plantar árvores reduz a poluição?
Essa atitude ajuda a amenizar a poluição do ambiente: pelo processo de fotossíntese, as árvores absorvem o gás carbônico que existe na atmosfera, reduzindo o efeito estufa – fenômeno que prende o calor na Terra, aumentando a temperatura do planeta, e é agravado pelo excesso de gás carbônico. Mas só isso não adianta. É preciso diminuir os abusos que contaminam o ambiente, como a poluição causada pelas grandes indústrias, a fumaça que sai dos escapamentos dos automóveis, o uso excessivo dos recursos naturais e o desperdício de energia, por exemplo.

A poluição das ruas entra nas casas?
Sim, pois está dissolvida no ar. O ar puro é composto por moléculas de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e argônio, além de vapor de água. Já a poluição que se mistura a ele é formada por moléculas de substâncias como o monóxido de carbono, gás que sai do escapamento dos automóveis. Também existe a poeira que fica suspensa no ar, em partículas maiores. Nesse caso, a barreira física das paredes ajuda só um pouco a contê-la.

CONSULTORIA: Erica Mendes (técnica ambiental da CETESB), Paula Baldassin (doutora em oceanografia química pelo Instituto Oceanográfico da USP) e Victor Morais (engenheiro florestal).