Incomodada com a cólica? Saiba como tratar!

Exercícios físicos e boa alimentação são aliados na hora de se livrar da cólica

Viva! Mais digital 12/09/2017 - 13:15

Incomodada com cólica? Saiba como tratar!

A cólica menstrual afeta mais ou menos 50% da população feminina. É uma dor na região pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz com que o útero se contraia. Para entender melhor, as cólicas acontecem porque o útero se prepara para receber o embrião e forma uma camada de células muito irrigada para nutri-lo, chamada de endométrio. Caso não haja fecundação,consequentemente não haverá embrião, e o endométrio se desprende e desce em forma de menstruação. Quando útero se contrai para expelir o endométrio, pode
causar dores ou cólicas menstruais.

Mulheres com cólicas menstruais primárias, em geral, tendem a melhorar com a prática de atividade física, que ajuda a liberar endorfina, e aplicação de bolsas de água quente no local. Quando a cólica é secundária, pode ser necessário recorrer a tratamento cirúrgico.

Alguns ajustes na dieta também podem diminuir as cólicas e amenizar os sintomas; veja o que consumir. 

Linhaça e oleaginosas 
Linhaça, nozes, amêndoas e castanhas são alimentos ricos em ácidos graxos de boa qualidade e com propriedades anti-inflamatórias. Podem ser incluídos na dieta para amenizar a inflamação, as dores; e a presença das fibras ajuda no trânsito intestinal.

Peixes de águas profundas 
Salmão, atum, sardinha, arenque e truta são exemplos de peixes com boa quantidade de vitamina D, que auxilia na manutenção dos níveis de cálcio no sangue e na melhora dos sintomas menstruais. 

Leguminosas 
Contêm boas quantidades de magnésio, que auxilia na prevenção de retenção de líquidos no corpo e aumenta os níveis de hormônios do bem-estar. Alguns exemplos são: feijões, soja, grão-de-bico e lentilha. 

Aveia e arroz integral 
Fontes de fibras e vitamina B6, associadas, respectivamente, proporcionam melhora da função intestinal e saúde como um todo e redução das dores no período menstrual. 

Losna 
É a planta mais reconhecida para tratar as cólicas menstruais, pois ela, apesar de seu sabor bastante amargo, é responsável por facilitar a descida da menstruação e reduzir fortemente as dores uterinas. 

Quina ou Agoniada 
É extremamente anti-inflamatória e também reduz as dores e melhora o fluxo menstrual. 
Modo de preparo: ferver um litro de água, acrescentar uma colher de sopa de quina e de losna e manter a fervura durante 3 minutos em panela tampada. Desligar, abafar por mais 10 minutos e beber ao longo do dia. Se preferir, pode adoçar com mel.

Ideias para auxiliar no tratamento da cólica e de outras doenças podem ser encontradas no livro O Segredo de uma Vida Saudável, de Sidney Oliveira.

O livro Vida Saudável também encontra-se no site da Ultrafarma e na loja Sidney Oliveira.